Adoção: Quero adotar um cachorrinho de rua. O que devo fazer?


Ter um animalzinho de estimação em casa não é uma tarefa fácil. Quem adota ou compra um cachorrinho, por exemplo, precisa se preocupar com a saúde, a alimentação e a segurança do bichinho. Isso sem falar no carinho e no cuidado que todo animal precisa. A responsabilidade é grande, e para que tudo dê certo, é preciso muita dedicação e entrega.

Quem tira um cachorrinho das ruas, então, precisa de disposição e força de vontade em dobro! Afinal de contas, esses bichinhos passam boa parte de suas vidas sem nenhum tipo de assistência, fato que demanda cuidados e atenção redobrada.

Resolveu adotar um cachorrinho de rua? Saiba tudo o que você precisa fazer para garantir sua segurança e bem estar.

Pense bem antes de levá-lo para casa: você está realmente disposto a se responsabilizar por ele? Tente descobrir se esse animalzinho não está perdido (se estiver, por favor, cadastre a denúncia aqui) e considere se tem condições de cuidá-lo e alimentá-lo, se sua casa tem espaço suficiente para suportar um bichinho. 

Quando tiver certeza, leve o bichinho para casa, providencie água, comida e um cantinho onde ele possa dormir. E não se esqueça: é fundamental levá-lo ao veterinário. Só mesmo um especialista pode avaliar se o bichinho tem alguma doença, se foi vacinado ou se precisa passar por algum tratamento.

Vai dar banho no seu novo aumigo? Use sempre shampoos próprios para cachorro - há fórmulas enriquecidas com bactericidas, antipulgas e carrapaticidas. Mantenha seu bichinho sempre limpo e o cantinho onde ele dorme também. Uma dica: a caixinha com água e ração não deve ser colocada no mesmo local onde o cachorrinho faz suas necessidades. Mantenha tudo higienizado e organizado.

Lembre-se: por se tratar de um animalzinho que antes vivia nas ruas, talvez ele precise de treinamento. Tenha muita paciência até ele se acostumar a comer ração, por exemplo, ou fazer as necessidades no lugar certo. Seja firme, mas saiba tratá-lo com carinho.

E por falar em carinho, não deixe de brincar com o seu aumigo. Mimos, como biscoitinhos para cachorros e brinquedos, também são bem vindos. Se nos primeiros dias o cachorrinho não quiser brincar, nem comer, saiba respeitar o tempo dele. Muitos animais de rua são maltratados e por isso, ficam desconfiados quando encontram um novo lar.

Com o tempo, tudo se ajeita. E ele vai aprender a amar e respeitar você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário